Condão, de Giordano Mochel

12 de março de 2016
Um mundo dominado pela tecnologia robótica.

Condão é uma ficção cientifica escrita pelo autor brasileiro Giordano Mochel. A história se passa em um Brasil futurista, comandado por uma mente brilhante e seus drones.

Resenha Condão



  André Jeremias, jovem prodígio, criou um software que iria analisar casos conforme a lei, penalizando corretamente sem a interferência manipulável do tribunal. Não satisfeito, desenvolveu o software e o nomeou Condão, programa que reconstruiu o Brasil, abolindo seus problemas mais visíveis.

 Nada de corrupção, nada de fome. Com o sucesso e evolução do sistema, Jeremias conquista o mundo, criando drones para todos as necessidades humanas.

 Edwardo Marx, um jovem de nome estranho, protagonista do livro e dono da  aventura-base, é namorado de Sílvia, biogeneticista e com um corpo exuberante ao seus olhos. Ed continua seu romance com Sílvia mesmo depois de os laços sentimentais e afetivos não serem algo preciso no mundo em que vivem.

Apesar da maciça campanha do governo para que evitasse contatos emocionais duradouros, isso não funcionava com os dois. (pag 35)
  
 Sua amizade com Jânio, professor de História Moderna, também continua. Isso é retratado no seguinte trecho:

O resultado se via na rua: dentre várias pessoas se deslocando, raríssimas eram em dupla, como Ed e Jan. Ele mesmo, que se achava extrovertido,só tinha um amigo e a namorada. A última vez que falara com a mãe fora no ano anterior. Como o pai, havia mais de 5 anos. 

  A história, no entanto, não poderia ser um mar de rosas. Tudo começa quando Ed está em um telhado fumando e presencia drones executando dois jovens. Sua vida tranquila de programador virtual é rompida. Ele começa a ser procurado e foge. Então, junto com seu amigo Jânio e Sílvia vão atrás de respostas para tal acontecimento que seria fora da lei. Algo que era somente uma aventura se torna uma história que ficará para sempre nos livros da escola.

 O termo "rebelde" se encaixa perfeitamente aos personagens, que não apoiam o padrão que está sendo imposto na sociedade onde se encontram. Cheios de coragem e determinação, capazes de arriscarem suas próprias vidas para o bem do povo.
  
  Em Condão podemos sentir como seria um Brasil com esse sistema, mas nos fazem repensar como iria acabar.

 A história mostra, desse modo, que a solução dos problemas não significa que novos não aparecerão.

  Giordano não poupou esforço ao criar esse novo Brasil, por ser um autor informado soube perfeitamente captar os problemas que o país vem trazendo até agora. 


  O livro foi publicado pela editora Novo Século. 

 Não é de se negar que ao ler esse maravilhoso livro me peguei a pensar como seria um Brasil - mundo - como está nas entrelinhas. Sem a fome, corrupção, assassinatos, saúde de boa qualidade seria ótimo, quem não gostaria? E no fim, cheguei a conclusão que não seria tão bom assim. Por que não seria? Só saberá se ler
   

O melhor nunca é realmente o melhor.

Leitura iniciada: 20/01/16
Leitura finalizada: 02/03/16





Compre: Saraiva | Amazon 
Redes sociais: Page | Site | Skoob




Create a dream.



Beijos..

15 comentários:

  1. Adorei a resenha...e o contexto do livro parece maravilhoso. Fiquei super interessada. Ótima escrita. Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia ❤ sim, tem um ótimo contexto, é um livro que você precisa prestar muita atenção porque tem vários detalhes. Leia. Obrigada. Beijos.

      Excluir
  2. o livro parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Previsível pra caramba esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há coisas que você não espera que aconteça, então, nada previsível.

      Excluir
  4. Obrigado pela resenha, Karol. Está perfeita Abraços.

    ResponderExcluir
  5. KA mulher <3 Então, após a resenha e depois de ver essa capa maravilhosa, eu quero muito ler esse livro, que é nacional ainda por cima *-* Parabéns pelas suas publicações que levam esse blog nas costas <3

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha! Já li o livro é ótimo! Mas realmente é desanimador imaginar que um Brasil perfeito está longe de ser realidade...

    ResponderExcluir
  7. Nossa, adorei a resenha. Estou curiosa, vou adicionar na minha lista de leitura. Ótima postagem 😍

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler este livro e imaginar como seria o nosso país com esse software. Já estamos vivendo uma fase bem complicada rs

    Parabéns pela resenha <3

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir