Um ano Inesquecível, de Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças

26 de janeiro de 2017
SINOPSE: Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar.

 Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!


 Preciso confessar que, mesmo tendo lido apenas dois livrose agora um contoda Paula Pimenta​, eu me apaixonei pela autora, por sua narrativa e até mesmo por suas fotos no Instagram. Por essa admiração, não resisti ao ver Um Ano Inesquecível, que tem, além da Paula, mais três autoras ​muito fofas e comentadas no Brasil. 

Um Ano Inesquecível é um livro de contos que relatam romances jovens, que se passam em cada estação do ano, cada um escrito por uma das autoras. Ao todo, são quatro contos repletos de amor e muito romance cute.

Como de costume, temos a mania de escolher sempre um favorito​,​ e​, apesar de todos os contos serem bons, eu tive um favorito, que foi o da Babi Dewet - quecoincidentemente,​ acompanhou minha leitura pelo Instagram e curtiu as fotos.

No seu conto, Um Outono Inesquecível, senti mais proximidade em certas partes, talvez por estar em uma situação semelhante à​ da protagonista, que está passando a pressão do final do ensino médio e a responsabilidade de entrar pra faculdade. E não apenas para ​entrar pra qualquer uma, mas,​ sim​,​ pra ​uma com a ​qual se identifica, sem decepcionar os pais, que decidiriam que ela faria Direito. 

No caminho da escola pro estágio, ela se deparou com um jovem, João Paulo, que cantava e tocava para os cidadãos apressados, em busca de conseguir recursos para ONG de animais abandonados. Seu jeito engraçado, natural e sua beleza meigaconquistou a menina aos poucos. Assim como a diferença de visual de Anna, e todas outras características, conquistou João Paulo.

Ele sabia que o caminho dos dois tinha se cruzado por algum motivo, e esperava, do fundo do coração, que tivesse feito alguma diferença na vida  dela. Porque ele nunca mais iria esquecer a garota do outono, a mais bonita que ele já tinha visto.

O conto é marcado por pequenos momentos e diálogos entre eles, com revelações sobre seus projetos pro futuro e que, indiretamente, compartilham uma rotina. O que achei muito delicado da parte da autora, é que,​ mesmo em momentos simples, ela criava frases de efeito​,​ que colocavam mais sentimentos naquela simplicidade entre o casal, o que tornou o conto mais envolvente. 

​É​ disso que senti falta no último conto - o menos favorito -que pertence a Thalita Rebouças. Ao ler Um Verão Inesquecível, conto escrito pela autora, percebi que talvez tenha exagerado no mundo jovem, nas gírias, apelidos e momentos. Apresentando sua história, ela passou a imagem de meninas infantisque não se importam praticamente com nada,​ além do si. Sendo jovens, não que estão saindo da infância e passando pra adolescência, mas,​ sim​,​ que estão na juventude, indo para o mundo adulto, deveriam - em meu ponto de vista - ter mais ​maturidade, além da importância que dão em ter um lindo boy. Claro, isso é uma opinião própria. Pois, vi que muitos leitores amam a autora e não sei - não mesmo -​,​ se essas são as características de sua escrita e por isso gostam tanto. 

Apesar de ganhar uns pontinhos por ter um final que contou o que aconteceu 5 anos depois do final da história da amorosa da protagonista​,​ Inha, arrisco dizer que metade desses pontos foram perdidos pelo não amadurecimento das personagens. Afinal, um "romance juvenil" não é caracterizado p​ara​ nós,​ leitores jovens, se identificarem​? Não me identifiquei. 

Enfim, os outros dois contos, Um Inverno Inesquecível, da Paula Pimenta (autora queridinha )​, e Uma Primavera Inesquecível, da Bruna Vieraficaram no meio dessa linha de favorito e menos favorito. Foram contos bons, sobre uma adolescente e sua ilusão amorosa. Típico de um romance jovem e um tanto clichê, mas que mesmo assim deixou pouco a desejar, considerando que é um romance juvenil.

Um Ano Inesquecível é simplesmente um livro de contos românticos, não aquele tipo que vem pra ensinar alguma coisa. mundo jovem é confuso,​ e as autoras abordaram temas comuns de todo adolescente, seurelacionamentos com jovens da escola e com os próprios pais, os conflitos com a mente​s e uma ilusão amorosa não superada. Se você não gostar, vai pelo menos se identificar nem que seja com apenas uma frase. 

É tudo muito inocente, puro e saudável. Nada forçado. Exatamente do jeito que um bom adolescente quer. 


Leitura Iniciada: 16/12/16
Leitura Finalizada: 09/01/17




Create a dream. 

0 comentários:

Postar um comentário