7 coisas para fazer antes de 2019 chegar

8 de dezembro de 2018
No começo do ano eu estava aflita em relação a tudo, foi um dos períodos mais difíceis que tive que lidar, e, isto serviu, de uma certa forma, para eu ponderar meus objetivos e colocar na lista anual apenas metas que considerei serem acessíveis, ou seja, algo que não fosse tão-tão-tão difícil para ser concluído. Não me sinto medrosa ou fraca por ter escolhido assim, eu não estava disposta para vivenciar cobranças severas vindas de mim, queria apenas viver um ano confortável, diferente da experiência que tive anteriormente.

Acontece que agora percebo que meu ano foi basicamente assim, eu deixei os dias passarem de forma natural e fui realizando minhas metas aos poucos, foi como se eu fosse construindo algo bem legal, como se eu fosse me preenchendo com coisas maravilhosas. Me senti super confortável com o que estava fazendo e hoje sei que foi de extrema importância eu ficar com o pé no chão, meio que reconhecendo o ambiente e decidindo aos poucos o que ia continuar fazendo, sabe? 


E, além de estar feliz e grata pelo ano que passou, e, digamos, fui bem sucedida, estive lendo também um post da Maki sobre os últimos dias do ano e percebi que ainda temos tempo para fazer mais coisas legais, que nos fazem bem e nos deixam felizes. O ano pode está terminando, mas isso não é sinonimo que não podemos começar algo agora, ainda temos longos dias que dá para começar um novo projeto, sem deixar que a proximidade do final do ano interfira nisso. Pensando assim, eu criei mais uma lista - amo lista, sim - de algumas coisas para fazer ainda esse ano. Quero continuar evoluindo na questão de organização, então, tenho que começar logo, né?


Aqui vai algumas coisinhas que preciso resolver l-o-g-o.



  1. limpeza digital: eu sempre estou tirando muitas fotos, printando, baixando documentos e tal. Tem cursos online que eu começo, baixo os arquivos, mas não concluo, então há uma grande quantidade de arquivos desse tipo. Por conta do acumulo tem coisas que eu nem consigo mais encontrar porque estão perdidas naquele mar de fotos. E, com certeza, tem coisas que nem são mais importantes. 
  2. doação: tenho uns calçados que estão em boas condições mas já estão pequenos para mim, e há tempos estou prometendo para mim que vou levá-los para doar na projeto social da igreja que frequento. Já está mais que na hora de eu levar, né.
  3. anotações: anoto bastante coisa, e tem várias notas digitais que eu preciso passar para cadernos físicos. E isso eu estou adiando há muuuuito tempo, e já está uma bola de neve enorme. Tenho que analisar para escolher as o que precisa ser escrito e o que preciso apagar.
  4. vender uns livros: okay, essa aqui é muito difícil, mas eu tenho livros que estão na lista de leitura há meses e eu sei que não os lerei mais. Por isso eu já selecionei o que quero vender, só falta agora tirar fotos e divulgar para venda, eu quero desocupar a estante para comprar novos livros. cof cof.
  5. começar o curso online: nesses dias eu comprei um curso que queria muito fazer, só que ainda não comecei (não tenho motivos para isso.) Antes a desculpa era que eu não tinha caderno para as anotações, aí eu encontrei um em branco, então, preciso começar logo. 
  6. ler a carta que fiz ano passado: no final de dois mil e dezessete eu fiz uma carta para o meu 'eu do futuro' ler no final de dois mil e dezoito. Nela tem as expectativas que eu tinha para mim e coisas que eu esperava fazer. Eu fiquei de lê-la agora no final de dezembro, e também quero escrever outra para ler no final do ano que vem. 
  7. seja grato e feliz: isso serve para mim também, claro, mas é especialmente para vocês. Não fiquem bravos se o ano de vocês não foi como planejaram, nosso Pai recompensa todo o tempo que achamos ter perdido <3 font="">

O meu número de tarefinhas ficou igual da Maki, assim como algumas tarefas estão iguais a dela, mas me defendo dizendo que são coisas que eu tenho que fazer logo para que não venham me atrapalhar futuramente, e também, ter tudo no seu devido lugarzinho nos deixa inspirados, né. 

e, ah, vocês ainda pretendem fazer alguma coisa esse ano ou já vão deixar para o ano que vem?

leiam o post maravilhoso da Maki, lá tem umas palavrinhas que aquecem mais nosso coração. Desancorando.

7 comentários:

  1. Oi, Karol! Ai, que amor, eu também sigo o Desencorando e adoro a Maki, especialmente no Twitter. Não estava sabendo dessa postagem e fiquei com vontade de fazer, acho que vou juntar com uma que já pretendo fazer sobre final de ano! Amei as suas metas. Nossa, é impossível fazer uma limpeza digital poderosa, o meu antigo celular, por mais que eu limpasse, deu PT e tive que comprar outro :/ Doação eu já faço regularmente há muitos anos, sempre que é inverno ou verão eu doou roupas e calçados; faço uma limpeza nos meus livros e acabo doando ou trocando também. Eu tenho uns 10 cursos online pra começar, que já comprei, inclusive um que termina o prazo nesse mês, agora que lembrei! Amei o post <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa tem tanta coisa que ainda quero resolver agora em 2018, para começar um 2019 na paz, encerrar alguns problemas que me afligem, colocar pontos finais em coisas que não me fazem bem. Eu sempre gosto de fazer um limpa quando chega novembro, fico dois meses colocando coisa em dia, e isso é muito bom, gostei da sua lista, espero que consiga fazer cada uma delas e que tenha um ótimo 2019.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ter metas e conseguir colocar em prática é um verdadeiro desafio, primeiro porque as vezes nos distraímos e o tempo voa, as vezes também pecamos e deixamos a preguiça dominar, mas em outros é até compreensível quando não conseguimos conciliar trabalho, casa, família e deixamos passar algumas coisas.
    Espero que em 2019 você consiga colocar em prática pelo menos metade da sua listinha.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom? Gostei bastante do post. Não consegui pensar em nada específico para fazer antes de 2019, mas você me inspirou na questão de organização. Preciso desapegar de alguns livros e roupas, e acho que vou aproveitar que estou de férias para fazer isso.
    E ah, adorei esse negócio de escrever uma carta para seu eu do futuro, deve ser surpreendente ler depois.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei o post, preciso fazer muitas coisas para fazer antes de 2019, e principalente abrir meu potinho da gratidão, que foi um desafio que fiz a mim mesma no começo do ano, escrevendo todo dia um pouco de coisas pelas quais sou grata, nem que seja pelo simples fato de acordar. Estou ansiosa para abri-lo pois apesar de ter ficado chateada ao perceber que não atingi todas as metas que eu queria, com certeza verei que ainda tenho muita coisa deste ano para agradecer.

    ResponderExcluir
  6. Olá Karoline, esse ano eu também acabei me cobrando menos e fazendo metas menos impossíveis que as do ano passado e isso me fez muito bem, acabei me cobrando bem menos que nos anos anteriores, então pra 2019 vou seguir a mesma receita tentar levar tudo como você comentou de forma mais natural *-* Eu preciso fazer uma listinha de coisas para fazer nesse meio mês que ainda tem antes de 2019 também, é bastante tempo para organizar as coisas amontoadas por aqui *-*
    Vou aguardar sua listinha de livros a venda para ver se me interesso em algum <3

    ResponderExcluir
  7. Adorei seus "projetos" para resolver antes de acabar o ano. Eu também acumulo muito papel, agora essa época é tempo de fazer uma limpeza no que não se usa mais.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir