Podemos dizer adeus mais de uma vez, de David Servan-Schreiber

26 de setembro de 2017


Sinopse: Aos 31 anos, completados em 1992, o médico David Servan-Schreiber descobriu um tumor agressivo no cérebro e recebeu um prognóstico assustador: dificilmente sobreviveria mais do que seis meses. No entanto, sobreviveu por mais 19 anos, estudou intensivamente para descobrir como poderia contribuir para a própria cura e criou um programa anticâncer baseado em evidências científicas, que transformou em livro e que o ajudou a fortalecer seu organismo para superar uma recaída anos mais tarde. Ganhador da Medalha Fig, concedida pela revista Le Figaro, "por ter conseguido ganhar tempo contra a doença e por ter transmitido a esperança", David vendeu mais de um milhão de exemplares de Anticâncer, livro em que fala da importância de uma postura proativa do paciente, ao mesmo tempo em que defende o uso de terapias alternativas aliadas à medicina tradicional. "Anticâncer terminava com a confissão de que eu não sabia quanto tempo ainda viveria. Mas que, seja lá o que acontecesse, eu teria sido feliz por ter escolhido o caminho que consiste em cultivar ao máximo todas as dimensões de minha saúde, pois essa escolha me permite já ter vivido uma vida bem mais feliz. Hoje reitero aquela afirmação: é preciso alimentar a saúde, alimentar o equilíbrio psíquico, alimentar as relações com os outros, alimentar o planeta em torno de nós. É o conjunto desses esforços que contribui para nos proteger, individual e coletivamente, do câncer, ainda que nunca obtenhamos uma garantia de 100 %.", ponderou o autor. Em junho de 2010, David descobriu um novo tumor muito agressivo no cérebro. Foi quando decidiu começar a escrever 'Podemos dizer adeus mais de uma vez', um último livro feito para se despedir dos amigos, dos leitores e refletir sobre a vida. "Foi uma oportunidade de dizer adeus a todos os que apreciaram meus livros anteriores ou que vieram me ouvir. Aconteça o que acontecer, tenho grande esperança de que esse adeus não seja o último. Podemos dizer adeus mais de uma vez."

David Servan-Schreiber, autor do livro, foi diagnosticado ainda jovem com câncer e escreveu Anticâncer, livro que aborda os métodos, além dos tratamentos, que o ajudaram a vencer a doença, prolongar e tornar ​sua vida mais leve, com hábitos alimentares, físicos e, principalmente, mentais e sentimentais melhores​. Ele listou e explicou esses métodos, trazendo esperança e coragem para os seus pacientes e leitores, "salvou" muitas vidas, mesmo daqueles que não conseguiram vencer o câncer.

Mas, anos depois, quando teve uma ​recidiva e detectaram um tumor agressivo em seu cérebro,​ e estimaram no máximo um ano de vida até que paralisasse todo seu corpo, David se ​sentiu na obrigação de se despedir de todas as pessoas que participaram de sua vida, e explicar se sua recidiva ia desvalorizar os métodos de Anticâncer, já que o próprio criador estava em um estado terminal.

E, em "PODEMOS DIZER ADEUS MAIS DE UMA VEZ", seu último livro, David expõe reflexões​,​ não somente da sua vida,​ mas também da sociedade e meio ambiente que colaboram para o câncer. Segundo David, o que chamou muito a minha atenção, a medicina não adere os métodos além dos tratamentos com remédios​,​ porque não dão lucros para as indústrias, e isso é a confirmação de que mesmo as empresas de saúde não se importam em si com a saúde do ser humano,​ e sim com o lucro que ​os medicamentos vendidos podem fornecer. Que as pessoas não querem tratar o centro do problema como os agrotóxicos, que afetam o meio ambiente, e que diretamente nos atinge​m​ com doenças mais simples,​ até as mais agressivas, elas querem tratar a própria doença com os remédios caríssimos que eles criam, e os planos de saúdes para termos uma qualidade melhor de saúde. Afinal, por que melhorar o meio ambiente e evitar doenças,​ se sem doenças não há venda de medicamentos? Por que deixar os seres humanos e animais mais saudáveis? São essas questões que o autor aborda também no livro e que me levou a reflexão.

A despreocupação das indústrias de alimentos também incomodava muito David. Apesar de acharmos que nossos alimentos são bem tratados, muitos deles são apenas arrumados para venda, cada dia mais os responsáveis estão menos interessados em vender com qualidade e​, sim, em velocidade do processamento, e tudo isso mais uma vez colabora para a nossa saúde ir por água abaixo.


David também destacou muito o amor que tinha por seus familiares, amigos e até pacientes. O calor humano, as conversas, troca de olhares e o companheirismo eram coisas que ele valorizava muito para se sentir bem, um de seus medos era ficar vazio do amor​,​ e o outro era sobre o futuro de seus filhos, ainda mais os mais novosque cresceriam sem sua presença​, e ele não ia ter a oportunidade de ensiná-los a ser​em fortes. E isso me levou a mais uma reflexão: hoje, muitos de nós não valorizamos isso de estar perto, priorizamos nossos interesses pessoais e condicionamos a felicidade com aquisições materiais, e quando esses desejos não são alcançados​, entramos em um estado de desespero total, o que é quebrado quando há um doença graveporque nossos conceitos mudam, é como se David mostrasse o que realmente importa.

Ele apoiava evitar o que nos faz mal, porque assim como disse nesse post, ele também acreditava que nós sabemos o que nos faz bem, o que falta é alimentarmos essa parte e evitar o que nos deixa mal.

“se evitarmos tudo o que estraga a vida e, ao contrário, favorecermos tudo o que a alimenta, poderemos desenvolver os maravilhosos recursos ocultos no fundo de nós.” pag 121

Apesar de ser uma história triste por ser uma luta contra o câncer, ela passa muitas reflexões que podemos acrescentar na nossa vida para torná-la melhor, mostrando que, independente da nossa situação, nós somos responsáveis por nosso bem-estar interior, que reflete no nosso corpo exterior. Me fez pensar muito nas verdadeiras prioridades da minha vida desprendida de coisas materiais.

É uma história incrivelmente reflexiva e nada entediante. Escrita com muita maestria, informações e sentimentos, juntando todo o "eu" desse autor surpreendente que ele era. 

Depois dessa leitura, acredito que David não deixou legado apenas para os seus filhos, mas também para todos que tem a oportunidade de ler seus livros.


"E entendi que nunca, mas nunca mesmo, se deve abandonar a precisa capacidade de rir do fundo do coração" pág. 97

Leitura Iniciada: 21/09/17
Leitura Finalizada: 23/09/17

8 comentários:

  1. Oi,
    seu post é muito interessante, gostei, pois eu nunca tinha lido nada desse médico e gostei do q li, vou procurar saber mais dele, aproveito, e agradeço pela informação! :)

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro bem profundo, que te faz refletir por algumas horas depois que termina. E você leu super rápido também ;]

    ResponderExcluir
  3. Kah prometi que vou ler o mais rápido e coloquei na minha estante no skoob. Mas agora que li a resenha confesso que não é o momento pra eu ter esse tipo de leitura, considerando o que me aguarda para os próximos meses.
    Então quando eu estiver mentalmente preparada para esse livro, o lerei.

    Parabéns pelo post <3

    ResponderExcluir
  4. Que livro legal, pareceu trazer reflexões bem profundas sobre quem convive nesse meio. Fiquei curiosa com a proposta do autor. O seu post está lindo <3

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro muito interessante, coisas assim me fazem refletir muito sobre minha vida. Ótima resenha :)
    By: Caio

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso. Um livro escrito por uma alma com a prova de uma doença como o câncer, explica uma parte do porque ser um livro intenso de emoções e sentimentos. Demais a parte que ele aborda as questões capitalistas e como isso influencia a sociedade do TER. Precisamos SER. Muito boa resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Olá Karoline, tudo bem?
    Nao conhecia esse livro, mas agradeço pela indicação. Que atitude bela esse homeme teve, mesmo numa situação dificil, tentou ajudar o próximo. Sei que a história é triste e que vou chorar, mas acho que vale muito a pena conferir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia esse livro, e a proposta dele é muito boa e interessante! Irei pesquisar mais a respeito <3

    ResponderExcluir