Mestre Gil de Ham, de J. R. R. Tolkien

4 de outubro de 2017
Sinopse: Esta é mais uma das histórias de J. R. R. Tolkien que foi concebida com o objetivo de entreter seus filhos. Mas a história cresceu e se tornou mais sofisticada. Sua versão final é indicada para leitores de todas as idades que apreciem uma boa história, relatada com imaginação e bom-humor.

A obra narra a história de Mestre Gil, fazendeiro que mora em Ham, uma pequena aldeia. Ele é preguiçoso e acomodado, não se importa com o mundo além da sua aldeia, logo, ele não gostaria de uma aventura.

Mas, em uma noite, o seu cachorro Garm sai para caçar coelhos e ouve um som estrondoso próximo à fazenda de Gil. O monstro mais desajeitado e maior de todos tinha saído para passear longe da sua casa e se perdeu, ele era tão grande que não conseguia observar por onde seus pés estavam indo, destruiu casas e fazendas, e agora estava próximo à fazenda de Gil.

Garm corre, desesperado, para avisar o dono e, com palavras claras, o cachorro relata o que viu e alerta que o monstro se aproxima. Gil, apesar de ficar emburrado por ter sido acordado, fica em dúvida e sai à procura do monstro e, quando o encontra, lança alguns objetos com a arma rústica que possuía, e ataca o monstro, que volta para o caminho de casa.

O monstro resolveu dar meia-volta, porque pensou que eram mosquitos que tinham machucado ele, só que para o povo de Ham, o monstro tinha ficado com medo se Gil. Por esse “ato de heroísmo", Gil ganha fama de valente, e isso chega aos ouvidos do rei, que logo se apressa para presenteá-lo com uma espada e uma carta de honra.

Logo quando o monstro chegou perto da sua casa, começou a espalhar histórias de que por onde andou, tinha fartura de comida à vontade, e essa notícia chegou aos ouvidos do dragão Chrysophylax, que estava com falta de alimento, e foi atrás da tal vila. Devastou fazendas e vilas, e também se aproximava de Ham. 

O povo soube da aproximação e começaram a se agitar, convocando Gil para mais uma “batalha” em defesa da vila. Gil sabia que não tinha lutado contra o monstro, então inventou desculpas, dia após dia, para não ir em busca do dragão, só que as desculpas, um dia, acabaram, porque o rei foi pessoalmente para Ham fazer um acordo com Gil interessado no ouro que o dragão guardava.

Nisso, Gil sai em sua primeira aventura atrás do dragão com sua espada, o cachorro medroso e a égua. Todas as suas atitudes são baseadas em "não perder a pose" na frente do povo e do Rei, então, desistir não está em cogitação.

O conto é divertido por coisas como os pensamentos do cachorro desesperado e da égua vitimista, o mau humor do Gil quando se encontra em situações irreversíveis, o monstro atrapalhado e o fato do dragão ser enorme e ter medo de uma espada. E essas personalidades, nos dois livros que li até agora, são as coisas que gosto nas histórias do Tolkien, justamente porque passamos a saber porque tal personagem está tomando tal atitude, ele não deixava os momentos acontecerem por acaso.

“Mestre Gil de Ham” era, inicialmente, uma história criada por Tolkien para entreter seus filhos, mas se transformou em mais uma de suas obras. No final da edição, nós temos a história que foi contada para os filhos, e não é muito diferente da adaptada que foi publicada, apenas um pouco mais simples. 

Em algumas partes da história, existem algumas ilustrações feitas por Alan Lee, ilustrador, com os mesmo traços de outras ilustrações que tem em outros livros do Tolkien.

9 comentários:

  1. Olá
    Eu adoro fantasia épica, e Tolkien é um grande mestre do gênero, mas ouso dizer que gosto mais das suas histórias infantis do que seu grande épico Senhor dos Anéis, ainda não li o Gil, mas por sua resenha pare ser uma gracinha de livro é uma história muito divertida.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bom?
    Gosto muito desse gênero literário, fico fascinada pela narrativa, já ouvi falar nesse em especifico, mas nunca li, embora tenha muita vontade.
    beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  3. Que conto bacana, eu não conhecia. Adorei a resenha e fiquei com vontade de ler essa história e ver se Gil vai conseguir vencer o monstro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha, achei rica de detalhes que faz parecer que estamos dentro da historia.

    ResponderExcluir
  5. estou apaixonada, nem conhecia e ja amo

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?

    Não conhecia essa obra do Tolkien e ele é um escritor que eu adoraria ler mais. Até o momento eu só li, parcialmente, O Hobbit e, pelo que você escreveu em sua resenha, é um pouco parecido com essa história. Como é um conto, acredito que será de fácil leitura e eu estou curiosa para conhecer todos esses personagens, principalmente o dragão que tem medo de espadas, rs.

    Obrigada pela dica, adorei sua postagem :)
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu amo Tolkien, ele é o mestre da fantasia e já li alguns de seus livros. Esse ainda não conhecia, mas achei super legal ser uma história mais infantil. Vou procurar o livro.
    Adorei a resenha, parabéns. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    É bem legal como algumas histórias parecem ter vida e seguem caminho próprio assim como essa narrativa do livro.

    ResponderExcluir