Tudo é eventual, Stephen King

20 de outubro de 2017
SINOPSE: Primeira reunião de contos de Stephen King desde Pesadelos e Paisagens Noturnas, o livro apresenta o mestre do terror em grande forma. Na obra destacam-se contos como "Andando na bala", o mais bem-sucedido e-book de todos os tempos, que atraiu meio milhão de leitores online no mundo todo; e narra a história de Alan Parker, um jovem universitário que precisa viajar urgentemente para visitar a mãe hospitalizada. Ao aceitar aquela carona no meio da noite, Alan só pensou que precisava chegar logo a seu destino. No meio do caminho, percebe que aquele estranho motorista poderia ter outros planos para aquela viagem... No entanto, já era tarde demais.

Em "1408", conheça Mike Enslin. Ele nunca acreditou nos fantasmas que adorava apresentar em seus livros de terror ? entretanto, uma única noite no misterioso quarto 1.408 é capaz de acabar com muitas de suas certezas e, quem sabe, até com sua própria vida.

No conto "Tudo é eventual", que dá título ao livro, Dink é um adolescente e consegue seu primeiro emprego. Vai ter que morar longe da mãe mas, pensando bem, isso não chega a ser um problema. Ele só precisa navegar pela Internet e tem que gastar cada centavo da bolada que recebe semanalmente. Tudo parece bom demais para ser verdade, até que ele passa a desconfiar de que coisas muito estranhas acontecem quando aperta o mouse. Ele não tem ninguém por perto para dividir seus medos e qualquer decisão sua pode ser fatal.

Essas são algumas das histórias que aguardam você. Um livro intenso, sinistro e envolvente com a inconfundível marca do mestre do horror.


Quando o Manoel, autor de Nildrien, me indicou a leitura de "Tudo é eventual" achei uma ótima oportunidade para ter minha primeira experiência com uma obra do Stephen King. Sempre ouvi sobre ele ser o mestre do terror pelo modo diferente de escrever por ter uma ótima imaginação. E por serem contos de terror fiquei com receio porque sou medrosa, mas minha mente disse "só vai", então, eu fui.

"Tudo é eventual" é uma coletânea de contos de terror-suspense escritos por Stephen King. Antes dos contos começarem ele conta que, na verdade, não se importa inteiramente ao dinheiro que os contos vendidos lhe proporcionam, e, sim, com o prazer de escrevê-los e levar todo aquele mundo para os leitores, e nos fazer sentir aquele "wow".


Logo quando o mercado eletrônico ainda era novidade, publicou seu primeiro livro em ebook e as pessoas que se aproximavam dele não perguntavam sobre a história ou as experiencias de quando estava escrevendo, e sim sobre a quantidade de dinheiro que estava ganhando com essa grande jogada de mestre que foi publicar em ebook pra alcançar mais leitores. Apesar da publicação ter sido um sucesso, ele ficou frustrado e preocupado de outros leitores se importarem apenas com a fama e o dinheiro. Então ele deixa um aviso: independente da plataforma que estamos usando para ler o livro, que sejamos capaz de curtir cada história.



E, depois de terminar o livro, me fez pensar na imaginação e criatividade do autor, ainda mais porque ele deixa no começo ou no final de cada conto uma nota do que inspirou ele a criar determinada história, e algumas eram apenas cenas do cotidiano, como: "vi um menino jogando moedas no boeiro e pensei a história por trás daquilo, então resolvi criar esse conto"



E, assim como filmes de terror precisam de som, enredo e cenário para atrair as pessoas e deixá-las com medo, um conto escrito do mesmo gênero não seria diferente. E, embora eu ache mais complexo expressar em palavras aquela tensão e fazer o leitor sentir o mesmo com o personagem, Stephen não deixou a desejar porque fez isso de uma forma ótima. Colocou ambição, trama, cenário, características, razões e personalidades em seus contos, alcançando seu objetivo que é conseguir a atenção total do leitor ao ponto de fazer ele desligar a televisão (citação do autor). Quando chegou na parte do "É AGORA!" dos contos, ele narra minuciosamente mas não entediante as reações do corpo e mente, e até de tudo em volta do personagem.

     “Enfiou a chave na fechadura, girou e apertou 3817 para silenciar o alarme contra ladrão. Acendendo a luz do vestíbulo, passou pela porta, fechou-a atrás de si e começou a virar. Quando notou o que havia na parede onde até dois dias atrás estivera sua coleção de capas de livro emolduradas, ele gritou. Gritou mentalmente. De sua boca saiu apenas uma áspera exalação de ar. Ouviu um baque e um pequeno tilintar sem tom quando as chaves caíram de sua mão no carpete a seus pés.”

Os contos não são o tipo de terror que nos fazem olhar embaixo da cama, mas sim de deixar nossa mente agoniada e ansiosa, cogitando o que somos capazes de fazer em razões daqueles desejos mais profundos do nosso coração e mente. É um tanto perturbador e emocionante por mexer com a nossa imaginação e até mesmo com a realidade.


Os meus contos favoritos foram: Sala de autópsia 4, o homem de terno preto, a morte de Jack Hamilton, as irmãzinhas de Eluria, o vírus da estrada vai para o norte e 1.408.




E vocês, já leram algum livro do Stephen King? O que acharam? 

5 comentários:

  1. Olá, sim, eu já li dele "O cemitério" e outro que o título é algo com "Torre", é um mais leve que ele escreveu por causa da filha dele, grande autor!

    ResponderExcluir
  2. Sem quis ler algo do Stephen King, sou louca para ler It! e Carrie, a estranha. Parecem ser muito bons, mas bate aquele medinho que nossa

    ResponderExcluir
  3. O Stephen é realmente sensacional nesse quesito de mexer com a imaginação dos leitores, eu lembro que parei de ler It porque eu ficava muito perturbada com as descrições perfeitas do autor, espero finalizar o livro algum dia. Por ora, acho uma ótima ideia pegar livro de contos pra conhecer o autor, esse já está na minha lista. Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  4. Stephen King é espetacular quando o assunto são contos de terror/horror e suspense. Ainda há muitas obras dele que preciso ler e essa também está na minha lista.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum livro desse autor!

    submersa-em-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir