#FilmesEm31Dias: Semana 1

14 de outubro de 2017

Um dia eu vi um colega fazer uma lista de filmes para assistir enquanto estava de férias, e achei a ideia ótima porque apesar de não assistir com frequência eu gosto muito de filmes. Então convidei a Mari, do Birosca Geek, e montamos uma lista  com filmes que ainda não assistimos e outros que vamos assistir pela primeira vez, e criamos o #FilmesEm31Dias.

É um projetinho bem simples onde a numeração da lista representa os dias do mês de Outubro, assim vamos assistir um filme por dia e no final de semana vamos escolher o favorito e o menos favorito, e, claro, contaremos o motivo da escolha

Algumas semanas estão com filmes com os temas dos feriados, como, na semana do dia das crianças vamos assistir animações e nos últimos sete dias do mês vamos assistir filmes de terror por causa do halloween.

O meu post sobre a primeira semana está muito atrasado - como sempre. Tive muitos filmes favoritos e acabei escolhendo o que mais me animou.

  1. ONDE ESTÁ SEGUNDA?
  2. SETE MINUTOS DEPOIS DA MEIA NOITE;
  3. A TEORIA DE TUDO;
  4. INTOCÁVEIS;
  5. ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM;
  6. CLUBE DOS CINCO;
  7. O MORRO DOS VENTOS UIVANTES.

FAVORITO 

“ONDE ESTÁ SEGUNDA?” é um filme distópico onde acontece a explosão populacional, obrigando as famílias a terem apenas um filho enquanto os outros iriam "dormir" em máquinas e acordar apenas quando tudo estivesse equilibrado no mundo.

Só que uma moça que faleceu no parto teve sete filhas e, segundo a nova lei, apenas uma poderia ficar viva. Mas o seu pai, avô das meninas, escondeu as sete em uma casa e as manteve segura, sem contato com o mundo fora até quando completaram idade para ir a escola. Quando chegou a hora, ele já tinha criado pulseiras de identificação que mostravam o nome da mãe delas e dizia que eram filhas únicas. Isso enganaria o sistema porque, apesar de serem pessoas diferentes, a pulseira dizia que eram apenas uma para o sistema.

Cada uma saía em cada dia da semana, e elas foram nomeadas com o nome dos dias: Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo. As saídas se mantiveram coerentes e organizadas até o dia que a Segunda saiu para trabalhar, mas não voltou para a reunião no final do dia, onde elas mostravam um vídeo-resumo do que aconteceu no dia. Então, Terça sai no dia seguinte para tentar descobrir o que houve e para onde Segunda foi.

O motivo de esse ser o meu favorito da primeira semana do #FilmesEm31Dias é que a história é tão próxima da nossa realidade atual, e me levou a reflexão sobre o que estamos fazendo com a nossa casa. Ainda não aconteceu uma explosão populacional, mas isso não nos impede de usar cada vez mais os combustíveis naturais, e também os agrotóxicos para a plantação de verduras e frutas, e isso afeta não somente o solo, água e atmosfera, como também a saúde das pessoas (coincidentemente falei sobre isso nessa resenha). 

Estamos querendo, cada vez mais, aumentar a velocidade das produções e substituímos humanos por maquinas para isso acontecer, adquirimos novas técnicas, que muitas vezes prejudicam tudo a nossa volta. Estamos usando cada dia recursos que acabam e não se renovam, ou se renovam mas não damos tempo suficiente para serem renovados.

Outra coisa que também me chamou atenção é que as sete meninas eram obrigadas a viverem escondidas e criar táticas para ficarem protegidas e não serem mortas, o que me levou a pensar nas coisas que estamos fazendo, hoje, para a nossa segurança: "ficar mais em casa" "não sair em tal horário" "não levar o celular quando sair" e diversas outras "táticas" que fazemos até inconscientemente... E também as coisas que os poderosos estão fazendo para continuarem no controle, muitas vezes são ações horríveis.


MENOS FAVORITO

"O MORRO DOS VENTOS UIVANTES" foi baseado no único romance escrito pela autora Emily Brontë. Eu ainda não li o livro, e creio que depois do filme as chances de ler não são muito altas.

Heathcliff é encontrado em situação de abandono na rua, e é adotado pelo Sr. Earnshaw, patriarca, que o leva para casa e o trata como filho, ensinando seus princípios cristão e também dá atenção e todo o conforto necessário. O Sr. Earnshaw tem outros dois filhos: Catherine e Hindley. Catherine se identifica cada vez mais com Heathcliff, enquanto Hindley sente ciúmes por toda a atenção dada para o novo membro da família, e isso o faz criar inveja e ódio pelo o irmão.

Só que esse sentimento ruim não me pareceu ser criado apenas por ciúmes, mas também porque Hindley era preconceituoso, mesmo em uma casa cristã, e deixa isso evidente quando humilha Heathcliff e faz questão de salienta a cor da pele negra dele sempre quando o coloca em situações desconfortáveis. Isso se torna comum quando os pais deles morrem e quem fica responsável pela fazenda é Hindley, que começa a prejudicar cada vez mais Heathcliff, colocando-o para fazer trabalhos braçais, dormir em celeiros juntos com animais e, principalmente, se afastar da sua irmão Catherine.

Mesmo suportando todas as coisas, Heathcliff, assim como Catherine, não se separam, então Hindley apresenta a irmã e a faz se envolver com Edgar, filho de uma família rica. E Heathcliff foge, após saber que sua amada-irmã tinha aceitado se casar com Edgar.

No tempo que estava longe construiu sua própria fortuna e volta para o Morro dos Ventos Uivantes atrás de se vingar das pessoas que afastaram ele de Catherine. Só que a volta de Heathcliff deixa Catherine, grávida de Edgar, totalmente confusa com seus sentimentos pelos dois rapazes. Em profunda confusão, Catherine dá à luz e morre.

Após a morta de Catherine li em resumos que Heathcliff continua a sua vingança.

Então, apesar de ser uma história muito intensa, foi o menos favorito não por causa da história, mas sim pela forma que construíram o filme. A velocidade que os fatos foram acontecendo são lentas e vagas, tem partes que não tem diálogos e me senti bastante perdida com a história em muitas partes por causa da falta deles. Os fatos que constroem a trama também são vagos e só entendi melhor depois de ler resumos na internet. Em partes não entendia se o amor entre Heathcliff e Catherine era reciproco ou não, e nas últimas partes não me pareceu claro porque Heathcliff tinha voltado. Eu sei que o filme é de época e que as coisas citadas podem parecer coisas supérfluas, mas me incomodaram bastante. 

O que mais gostei, na verdade, foi a música que toca no final do filme, que é: The Enemy - Mumford & Sons




E você, já assistiu os filmes da lista da primeira semana ou esses que escolhi para comentar? Conta pra mim o que achou e não deixem de responder: você vai participar do #FilmesEm31Dias? 

14 comentários:

  1. Da primeira semana assisti A Teoria de Tudo, Intocáveis e Animais Fantásticos. Vou participar mas teve vários filmes que já vi, como já está na metade do mês, os dias que forem de filmes que assisti, eu assisto os de dias anteriores que ainda não foram vistos por mim. :)

    ResponderExcluir
  2. Dessa primeira semana já assisti todos os filmes, menos o Morro dos Ventos Uivantes (que já li o livro). Mas a história é bem essa que você descreveu mesmo. Quando ao filme não "Onde está segunda?", só gostei mesmo do trabalho da atriz.

    ResponderExcluir
  3. O Morro dos Ventos uivantes nem do livro eu gosto, não vou me arriscar assistir o filme :o
    Onde esta segunda? É um filme que vejo sempre desfilando na netflix e não assisti.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não sou de assistir filmes, mas gostei dos que pertencem ao gênero terror.
    Quero muito ler "O Morro dos Ventos Uivantes", mas não tenho interesse na adaptação.
    Só não participo do #FilmesEm31Dias porque estou sem tempo hoje em dia.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. O MORRO DOS VENTOS UIVANTES realmente é lamentável. Achei interessante você escrever que é MENOS FAVORITO, mas, pra mim, está beeeeeeem menos favorito mesmo! Principalmente que os Intocáveis, que eu acho uma obra prima!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do projeto, preciso fazer algo parecido, pois estou perdendo o costume de assistir filmes. Quero muito assistir Onde Está Segunda, acho que vou me identificar e gostar das personagens! Espero assistir em breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. assisto séries em serie kkkk se é que me entende, tenho uma lista de 10 para ver, mas filmes não olhei para fazer uma agenda assim, mas vamos ver como acontece!

    ResponderExcluir
  8. Geeente! Que projeto mais legal. Adorei suas escolhas para a primeira semana. A Teoria de Tudo é um xodózinho no meu coração, assim como Animais Fantásticos no meu coração Potterhead - ambos com Eddie Redmayne (coincidência? Acho que não haha).
    Arrasou na lista toda! Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Da sua primeira semana vi apenas A teoria de tudo e animais fantásticos. Fiquei muito interessada no Onde está segunda, mas ainda mais por ter uma atriz a qual gosto muito (e tem no netflix, huahuahua) e o enredo é bastante atraente! òtima ideia essa de um filme por dia, bem que queria ferias para conseguir fazer isso também, hauhauha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  10. Eu já assisti Clube dos cinco, A teoria de tudo e animais fantásticos. Quero muito ver Onde está segunda? porque todo mundo tem falado muito bem dela. Tuas escolhas foram muito boas e amei o projeto <3

    Beijos
    PINGUIM TAGARELA

    ResponderExcluir
  11. Amo todos! hahahahaha! Ai acho que o meu favorito desses seria Sete minutos para a meia noite e o menos favorito Intocaveis!

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Que ideia mais criativa. Eu também amo filmes e fiquei pensando se conseguiria assistir todos os dias. Já vi algumas pessoas indicando Onde está segunda? mas ainda não vi. Fiquei mais curiosa. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Amei as indicações! Onde Está Segunda é um dos filmes que mais gostei de assistir ultimamente. Até coloquei no post de indicações de filmes da Netflix lá no meu blog! :)
    Os filmes 9, 10 e 11 estão na minha lista de favoritos da VIDA! ♥

    ResponderExcluir
  14. Adorei a tag! Sei que estaria atrasada mas vou tentar fazer!💗

    ResponderExcluir