01/12 - Dê nome aos seus elefantes

30 de janeiro de 2018
https://gratisography.com/#urban

Ano passado fiz alguns posts de resumos semanais, mas achei que não estava sendo tão produtivo como pensei que seria porque eu não sou de fazer muitas coisas por semana. Então, resolvi fazer resumos mensais, contando histórias sobre mim e o que fiz no mês, são coisas que gosto de compartilhar com vocês e acho também que dá mais espaços para vocês contarem suas histórias

Antes do ano virar eu estava com um medo irracional que me dominou, era inexplicável como eu estava me sentindo diante de trezentos e sessenta e cinco dias comuns. Eu mesma criei várias situações desconfortáveis que eu poderia ter no ano, me convencendo que todas aconteceriam de uma vez só, e eu não ia ter um pingo de força para resolvê-las. Não conseguia pensar em outras coisas além dos possíveis problemas, e mesmo quando eu tentava mudar os pensamentos, sempre voltava para o mesmo ponto de partida. Era cansativo. Queria parar no tempo, analisar tudo que poderia vir acontecer, organizar os pensamentos e criar um plano; queria que o tempo tivesse dó de mim, e dissesse "okay, vou parar um pouco", mas eu sabia que não era assim e isso, de uma certa forma, me apavorou. É a primeira vez - espero que última - que temo um mês.

E decidi escrever uma carta explicando um pouco os medos que eu estava sentindo, por onde eles começaram e o que eu estava pensando em fazer. Sabe aquela frase que diz que não dá para ignorar um elefante no meio da sala e ainda temos que dá nome a ele? Pois é, eu dei nome a todos os meus elefantes e foi a melhor coisa que fiz. Não foi algo revolucionário, não foi como se eu estivesse resolvido todos os problemas mas isso me ajudou muito no dia que escrevi, foi como se eu estivesse compartilhando tudo com alguém e o medo ficou um pouquinho lá no papel. Descobri que não queria alguém só para me entender, não precisava necessariamente de uma solução, eu só queria que alguém (no caso, foi o papel) ouvisse aquela baboseira toda de medo do tempo. 

Alguns dias depois de escrever a carta, o mês começou e percebi que os medos não tinham tanta razão como eu pensava que eles teriam logo no primeiro dia. Sim, teve dias que lembrei deles e até dei razão ao ponto de desistir do dia e querer só ficar alimentando tudo aquilo, mas também teve os dias que acreditei mais em mim. Está sendo como se existisse duas pessoas aqui dentro, uma que quer desistir de tudo e só ficar pensando e a outra que quer meter o louco nos dias e  continuar a viver mesmo que o medo as vezes entre sem bater. Foi um mês que soube que eu poderia me bastar e que tem perguntas que só posso achar as respostas dentro de mim e que tenho que acreditar nelas. 

E meu maior aprendizado esse mês foi que não tenho que transformar medo em flores e ficar sempre regando um pouquinho, não posso transformá-lo em bichinho de estimação e alimentá-lo para crescer cada vez mais, ainda mais quando sei, lá no fundo, que me fazem mal. Embora eles não saibam como o futuro será, gostam de criar teorias mirabolantes para assustar, fazer a gente tremer e não vê o que realmente está acontecendo. Eles, geralmente, mentem muito e ainda arrancam todas as nossas forças e colocam uma frase horrível na mente que faz o tempo passar de uma forma mais horrível ainda. “E se...”. 


LEITORA, BLOGUEIRINHA E A MAIS NOVA OTAKU

Conheço pessoas que preferem não estipular uma meta de leitura para o ano, mas, ano passado eu montei uma que não me deixou tão frustrada como no ano anterior. Escolhi apenas os livros não lidos que eu tinha na estante e coloquei outros que li por fora. A ideia foi legal mas flopou porque não consegui seguir porque meu ritmo de leitura foi péssimo.

Por isso, esse ano segui a mesma ideia e ainda coloquei alguns ebooks que tenho. Acho que vou ter um número bom de livros lidos porque comecei o ano com um ritmo satisfatório. Até agora estou lendo livros que realmente me interessam e estou aprendendo a desapegar quando vejo que a leitura não está seguindo como eu gostaria que estivesse E, além dos livros, também sigo minha nova paixão por mangás e me entitulei como otaku (espero que os que são otakus há anos não se sintam ofendidos).

minha primeira resenha do ano aqui
texto sobre viradas de ano aqui


Estou pensando em novos estilos de textos para escrever aqui além das resenhas, porque elas são meio condicionadas ao meu ritmo de leitura e as vezes ele não é um dos mais rápidos. Esse ano também vai começar com um novo projeto que o blog vai participar, ele vai estrear mês que vem e estou super ansiosa. 

. . .



. . .

Como foi o mês de vocês? Contem aqui nos comentários, vou amar saber...

xx.

28 comentários:

  1. Gostei da sua ideia de contar histórias, é sempre bom compartilhar e estimular outros a se abrir. é reconfrtante, continue assim ^^

    ResponderExcluir
  2. Perdi as contas de quantas vezes eu desejei que o tempo tivesse pena de mim, mas gostei muito do que mencionou sobre transformar o medo em bichinho de estimação. Minha meta esse ano é acabar com os não lidos da minha estante e não me obrigar a finalizar obras ruins.
    O meu janeiro foi bem movimentado, consegui ler dez livros e resenhei uma boa quantia, vamos ver como vai ser fevereiro rsrs.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Achei muito bom o seu texto, muitas vezes em nossas vidas dedicamos pouco tempo a nós mesmo, achei interessante essa sua ideia de transformar o medo em algo de estimação. Eu coloquei como meta diminuir a compra de livros, tornou-se algo compulsivo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oiii Karoline que demais a sua postagem menina, sua postagem ficou maravilhosa! Achei fantástica a ideia de trazer a opinião de todo os meses e o que vem ocorrendo, é sempre bom nos mantermos antenadas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Eu até coloco alguns livros na meta do Skoob, mas é a única coisa que faço, e ainda assim não me prendo a ela, acabo lendo o que quero mesmo, alguns livros estarão lá e outros não. O que importa é a gente se sentir bem, em todos os âmbitos da vida. E sobre medo? Bem, vai com medo mesmo! Como costumo brincar com meus amigos "vamo que vamo".

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu SEMPRE uso esse termo do elefante no meio da sala! E realmente escrever é libertador, sem brincadeira. Você me escreveu todinha nesses dois primeiros parágrafos.

    Boa sorte com suas metas e bem vinda ao mundo dos otakus! Eu sou há anos, desde criancinha, na verdade (embora hoje eu prefira não me identificar assim) haha.

    Espero ver resenhas de mangás aqui! Eu estou um pouco desatualizada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. olá, eu tenho sérios problemas com o medo, talvez eu experimente esta técnica de escrever já que não consigo falar.
    Obrigada!
    Quanto as metas de leitura, também nunca consigo, culpa da Netflix.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Adorei seu texto, eu vivia com medo também, agora tento viver um dia de cada vez.
    Sem pensar muito no amanhã, só aproveitando cada momento!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Achei bacana você contar como foi o mês e expor os seus medos em relação ao blog com as postagens e leituras. Espero que consiga postar mais textos fora das resenhas e que os projetos sejam bem-sucedidos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Acho que como todos nós blogueiros as vezes nos questionamos e associado a correria do dia a dia acabamos não conseguindo colocar algumas metas em prática.
    Espero que você consiga realizar seus planos e que esse ano seja muito próspero pra ti.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oi. A história ficou interessante, realmente, não dá para transformar o medo numa flor, é preciso enfrentar, gosto da metáfora de Alice no país das maravilhas ao enfrentar o dragão. Sobre seus novos projetos, espero que dê certo.

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    A escrita sempre é a melhor terapia, pelo menos para mim, e entendo você querer colocar suas dúvidas no papel isso costuma ajudar muito. Sobre suas leituras espero que consiga alcançar sua meta e traga várias resenhas para cá.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Não se sinta mal por sentir medo, principalmente nesses períodos importantes como a virada do ano, isso é normal e de forma alguma é demérito, acho que o melhor de tudo é ver como superamos essas situações, né? Que 2018 seja um ano muito melhor para nós, repleto de boas noticias!

    ResponderExcluir
  14. Gostei da sua publicação e adorei a sua ideia.
    Eu sou uma pessoa muito medrosa tb e quando li o trecho "não tenho que transformar medo em flores e ficar sempre regando um pouquinho" me identifique demais. Desejando que 2018 seja um ano mais leve para todos nós <3

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Amei o seu texto, eu me identifiquei com ele, parabéns pela sua escrita.

    Beijinhos,
    http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Amei seu post e sua sinceridade nele. <3
    Muitas vezes só precisamos de alguém pra escutar nossos medos, é triste quando não encontramos alguém.
    Por esses dias estava pensando em escrever tudo o que sinto no papel, ainda não fiz,mas seu post me encorajou a fazer isso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. olá.
    Belo texto, parabéns. Me identifiquei com muita coisa que você escreveu e é realmente interessante quando escrevemos para nós mesmos.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do seu texto. Às vezes acabamos, como diz minha mãe: "Colocando a carroça na frente dos bois". Daí surgem os medos e ansiedades. Também tenho muito disso. Minha meta para esse ano é ler o máximo de livros que conseguir, e o que não conseguir, paciência.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Adorei o seu texto e fiquei muito contente por você ter dito que não é necessário transformar medos em flores e regá-los. Eu sinto que as pessoas querem que não tenhamos mais medo, que a vida seja apenas coisas boas, flores e acontecimentos encantadores.
    Vou compartilhar seu texto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, adorei seu resumo, esses elefantes também as vezes surgem para mim e eles são meio paralisantes, impedindo a gente de fazermos as coisas que queremos por puro medo. Que bom que por pra fora de algum jeito foi uma solução bacana

    ResponderExcluir
  21. Ficou interessante. As vezes o medo é algo inracional. Gostei de como você escrever fez bem as vezes precisamos só falar para o medo sair.

    ResponderExcluir
  22. texto maraivilhoso! as vezes a melhor forma de nos livrarmos dos medos é falando deles, colocando tudo pra fora. ser sincero com nós mesmo é importante, deixa a vida mais leve

    ResponderExcluir
  23. Ultimamente eu tenho evitado dar nomes aos meus elefantes, mas eu faço muiiiito isso! Escrever é uma ótima maneira de se livrar de certas coisas que não são boas pra nós.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu não estipulo metas de leitura pq sempre floppo, ainda mais por causa da minha ansiedade acabo não conseguindo ler :/
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oii! Eu também tenho o costume de escrever o que eu estou sentindo, sejam medos, frustrações,até mesmo quando estou feliz haha. E é como você disse, os problemas não somem, mas de certa forma, nos sentimos mais aliviadas. Eu costumo fazer uma lista de livros que eu quero ler, porque eu acho que fica mais fácil de lembrar haha. Amei o texto, bjss!

    ResponderExcluir
  26. Olá,

    Interessante seu modo de manter os leitores mais próximos a você com esse resumo, achei muito legal. Eu gostava de escrever, porém tirei férias por tempo indeterminado haha. Não faço TBR no começo do ano, vou fazendo nos meses, por ser mais fácil de cumprir.

    Beijos,
    http://oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem? Que resumo bacana e bem escrito viu?! Bem vindaaa ao mundos dos otakus, espero ver indicações, os mangás que leu por aqui <3 Meu mês foi ótimo e espero que Fevereiro seja melhor ainda <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá, parabéns pelo texto...muito bom!
    Eu sempre faço lista de leituras no início do ano e vou adicionando conforme compro obras novas e recebo de parceiros, mas dificilmente consigo ler todos.

    Abraços

    ResponderExcluir