Então é natal?!

24 de dezembro de 2018
Leituras com temática natalina geralmente são romances fofos, com casais que se reencontram em baixo do visco e se beijam. Mas o conto da Juliana Daglio tem um espírito que é nada natalino. Acabei fazendo a leitura com uma amiga minha. Foi uma experiência e tanto.


A vovó chamou o diabo para a ceia se passa na véspera de natal. Alguns filhos e netos da falecida senhora Olegna estão se reunindo para a ceia pela primeira vez depois de ela falecer. A família Vieira não é dessas muito unidas e a reunião acontece mais por tradição, não porque gostam da companhia um do outro.

Antes da morte de Olegna, ela deixou um pedido: queria que todos que comparecessem no dia da ceia assistissem juntos um vídeo.

Depois que decidem, enfim, assistir o vídeo fica um suspense no ar e a semente da desconfiança foi plantada com êxito. Além da promessa assustadora que foi passada no vídeo e o clima tempestuoso que está lá fora, o cenário fica ainda pior quando a criança mais nova morre inesperadamente.

Quem está fazendo as portas ficarem trancadas, impedindo as pessoas de entrarem ou saírem? O que aconteceu com a linha telefônica que não os deixa pedir socorro? Por que isso está acontecendo com a família Vieira?

Com isso, os segredos da família também vem a tona, o que os deixa ainda mais perturbados com a situação. Desabafos também são feito, e a máscara de cada familiar começa a cair, aumentando o ressentimento que poderia haver entre eles. Talvez até despertando o diabo interior, ou o convidando para a ceia.

A história é ao contrário daquele clima natalino, como eu disse no início. No lugar de amor e união, tem ódio, ressentimento, mentes fracas e muita ingratidão. Para quem curte histórias de terror, é uma boa leitura. 

-

Aconteceu no natal é o típico conto romântico, escrito pela Barbara Sá. A história começa há alguns dias antes do natal, quando a família de Melinda está planejando mais uma ceia.

Melinda é uma jovem de quinze anos que perdeu a mãe quando ainda era um bebê, desde então seu pai a criou com muito amor junto com o seu irmão mais velho Ricardo. Ao contrário de Ricardo que é tímido, Mel é comunicativa e, principalmente, não acredita em destino. 

Mas essa falta de fé no destino entra em cogitação quando Mel conhece Augusto, que começou a morar recentemente com o seu pai Frank. Sabendo disto, Mel o convida para lhe apresentar o bairro, e, logo passam a se encontrar frequentemente para passear e conversar. 

Nos encontros eles se tornam ainda próximos e sentimentos começam a crescer entre eles, o que dá liberdade para Mel convidar Augusto e seu pai para a véspera de natal junto com a família dela. No conto tem reencontros, união muitas surpresas. 


-

Entre os dois contos o meu favorito foi a vovó chamou o diabo para a ceia. Pasmem. Achei a história mais desenvolvida e com mais acontecimentos, mesmo sendo apenas um conto. E vocês, preferem qual tipo de história para esse natal? :)


feliz véspera e natal para todo mundo. nhac.

6 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Caramba, que conto mais diferente e macabro esse da Juliana Daglio, hahaha. Sou mais do estilo de "Aconteceu no Natal", mas os dois contos parecem ser incríveis.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Estes dias estava louca atras de leituras do gênero, e não vi estas. Já vou deixar anotada, porque gostei dos enredos.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  3. Acho que não li muitos livros/contos com o tema Natal, então gostei da dica! Vou anotar para conferir depois. Gostei bastante da premissa de A vovó chamou o diabo para a ceia.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu não sou muito de ler contos, então, ainda não conhecia nenhum desses. Por outro lado, a temática de Natal sempre me agrada e sempre procuro dicas de leitura relacionadas a esse tema.
    Dos dois contos que você citou, eu com certeza só leria o "Aconteceu no Natal", pois o outro é de terror e esse é um gênero que não leio de forma alguma. Assim, mesmo que você tenho achado "A vovó chamou o diabo para a ceia" mais desenvolvido, vou passar essa dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu ja li um livro da Juliana Daglio e consigo imaginar que a historia deste conto tenha sido muito bem desenvolvida, a Juliana é muito talentosa. Mas eu não gosto de terror e, apenas por causa disso, não comprei o ebook para ler.
    O segundo conto parece ser bastante clichê, mas eu gosto desse tipo de história de Natal e talvez curtisse a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o conto, mas adorei a premissa dele, ainda mais por trazer esse ar sombrio para a noite mais feliz do ano. O segundo pode ser muito bom, mas é o esperado então é claro que eu adoraria ler o primeiro.

    Abraços e feliz 2019

    ResponderExcluir