Resenha: A Parede Branca do meu Quarto, de Marina Oliveira

18 de novembro de 2015


Sinopse: Após ter um vídeo postado no Youtube sobre o surto psicótico que teve durante uma prova, Mariana Vilar virou uma celebridade da internet. Infelizmente, isso não trouxe nenhuma vantagem para a vida dela: foi expulsa do colégio antigo, perdeu o contato com o melhor amigo e, agora, ainda tem que aguentar as pessoas perguntando a todo tempo se a conhecem de algum lugar. 
Chega a hora de cursar o terceiro ano do Ensino Médio, não vai ser fácil. Novo colégio, rodeado de pessoas diferentes. Os desafios surgem e as inquietudes aumentam. Mariana começa a perceber que as experiências e desejos que guiavam o seu comportamento antes, de repente não fazem mais sentido. Entender as mudanças que vão desde belos momentos afetivos até estranhas festas da elite brasiliense será uma questão de sobrevivência. 

E quanto à parede branca do título? Ah, meu caro leitor, só posso garantir que ela nunca mais será a mesma.


   “Não julgue o livro pela capa ”, essa foi a primeira coisa que fiz ao ver A Parede Branca do meu Quarto, antes de abri-lo já imaginei uma história super fofa, de uma menina sem noção, que sofria bullying, "corria para chorar no banheiro” e ficava pensando “ quando será que vou achar meu boy?". Estava completamente enganada. Então, não espere isso, pelo menos, não nas primeiras páginas.


A Parede Branca do Meu Quarto é um romance da escritora Marina Oliveira, livro nacional . Ele se passa em Brasília, onde toda trama acontece. Na história, Mariana é uma menina que está decidida a cursar Medicina, então, vive estudando e isso a fez sentir a garota mais inteligente de todas, fechada para o mundo, só enxergando a si mesma e deixando as coisas passarem despercebidas. Mora com sua mãe Carla, aquele tipo de mãe que fica feliz por tudo que os filhos fazem, é tranquila e só quer paz na família; vó Fatinha que é uma figura e a vó que todo mundo sonha em ter (e como ela falava me incomodava demais haha) e seu irmão Lucas, vivem brigando; e seu pai? Bom, ela tem raiva dele porque ele os deixou. Mari tinha um amigo, Ian, que perdeu contato por causa de uma briga que houve entre eles, então, aí que ela pensou que não precisava de ninguém mesmo. Quem precisa de amigos se tem inteligência?


Enquanto estava no segundo ano aconteceu vários problemas que levaram ela ao estresse total, então no final do ano quando foi fazer a prova do PAS teve um surto psicótico, vários alunos filmaram e colocaram o vídeo no YouTube e ela ganhou uma certa fama, ficou conhecida como “lúnatica do PAS”  


Mas o melhor do tudo é que será a minha vez de rir de todos que um dia riram de mim. 


Então, Mari teve que mudar de escola para cursar o terceiro ano do Ensino Médio, foi para o Joana D’Arc, já que foi expulsa do antigo colégio. Estava decidida que não ia ter amigos na nova escola, só queria estudar e mostrar para todos que não precisava deles para passar. Passou pelos cochichos, mal olhados, tudo de cabeça erguida, não igual eu, nem você, nem metade do mundo que entra em uma escola nova de cabeça baixa e pensa "eu estou arruinada", vamos tirar ela como exemplo. Mas, o que ela não esperava é que justamente os que sentavam perto dela iriam virar sua vida de cabeça pra baixo, e talvez, assim seria melhor.


Mariana é uma pessoa difícil, e até ela aceitar que tem novos amigos é uma longa jornada. Eles mostram para ela coisas que não conseguia entender, trazem a vida para a vida, enfeitando sua “parede branca ”. Afinal, quem não precisa de amigos?


Lara é uma menina que estuda na nova escola da Mariana. Tem muito style, cabelos enrolados, vive ouvindo música, gosta de Exo a banda de kpop (o que eu não curti e um beijo para minhas amigas que gostam de kpop, lembrei de vocês) e maquiagem

Maurício, um menino que é da mesma sala, senta do lado direito da Mari, cabelos negros grandes, vive dormindo nas aulas e tem uma namorada que está morando em outro país ~e meu novo marido~.


O livro tem uma escrita suave, deixando mais fácil de ler, de terminar rápido e de entender bem, me senti lendo uma fanfic. É um livro cheio de sentimentos, destacando a importância da amizade. Ri bastante enquanto lia, teve momento que fechava o livro porque não acreditava no que estava lendo haha. Achei Mari um pouco parecida comigo em algumas atitudes, o que me fez ficar assustada kk. 



Marina além de linda é muito atenciosa, explicou muito bem os sentimentos dos personagens e deixou bem claro as características de cada um, não foi nada atrapalhado, nada sem sentindo. Só deixou uma curiosidade (?) em aberto, mas, não atrapalhou no desenvolvimento do livro.


Nos primeiros capítulos não consegui me prender ao livro, a história era boa mas tinha algo que me impedia de ler, algo desinteressante, mas no meio em diante mudei de ideia completamente. As coisas que aconteciam começaram a ser bem reais, e acredito que muitas pessoas pensam que nem a Mariana. No final já estava enrolando para terminar porque não queria me separar deles. Aprovo uma continuação.


Marina, você poderia me contar o que aconteceu no encontro do Lucas? Haha.
Obrigada pela parceria, espero outro livro com todo amor.


Para adquirir o livro é só ir aqui   :3




Leitura iniciada: 29/10/15
Leitura finalizada: 14/11/15


Redes sociais do livro:
Instagram: @aparedebrancadomeuquarto


Redes sociais da autora:
WordPress: Marinoliveira
Facebook: Marinescritora


Create a dream.






Beijos da Kah

15 comentários:

  1. Adorei a resenha e curti bastante esse livro. Quero lê-lo.

    Jalysson Waldorf. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a forma de "fanfic" deixa o texto mais atraente, gostoso de se ler. Ótima resenha. Parabéns para a Autora. Já quero lê-lo. ❤

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha linda! Me deixou com vontade de ler, e essa capa tbm <3

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, estou mais curiosa ainda para ler. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser incrível ! Gostei muito da resenha e adicionei ele na minha lista (Espero lê-lo logo e URGENTEMENTE) haha ! Parabéns

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHA RI ALTO AQUI COM A PERGUNTA SOBRE O LUCAS!!! Não se preocupe Kah, sua curiosidade será saceada no próximo livro ;) Adorei a resenha! Super bem detalhada é bem escrita. Obrigada demais pelo carinho (e o linda!). <3

    ResponderExcluir
  7. Oiii Kah, tudo bem?
    Menina esse é um dos livros que mais tenho interesse em realizar a leitura que você nem imagina, eu acompanho a obra e a autora no instagram e espero um dia ter a oportunidade de ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Morgana. Tudo ótimo.
      Nossa, que lindo. Espero que leia logo e compartilhe com a gente o que achou.
      Beijos...

      Excluir
  8. Olá!
    Eu já tinha visto o livro, mas não conhecia a premissa, parece uma leitura bem leve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mercia.
      Sim, a leitura é bem leve. Se possível, leia um dia.

      Excluir
  9. Oi, já tinha viso alguém falar dele mas não me lembrava sobre o que era. Fiquei na dúvida se eu ia me estressar com a personagem ou não. Ela parece meio irritante hahah Mas achei o mote da história diferente. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Thamiris. Depende muito do seu estilo, tem uma chance de você não gostar. De início eu não gostei, mas depois achei um amor <3
      Siim, ela é irritante às vezes kk. Leia e fale pra mim o que achou ...
      Beijos.. :*

      Excluir
  10. OOi!
    Não conhecia o livro, mas de cara fiquei curiosa em relação ao título. e ainda estou... haha
    Gosto de livros que tratam sobre assuntos importantes de forma leve, mas ainda reflexiva. Dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Espero que você leia, vale a pena <3 ele é bem leve.

      Excluir