Como segurar a barra

13 de setembro de 2017

A barra citada no título é simbolizando aquele peso que a gente tem que segurar no dia a dia, o que não dá pra se livrar facilmente e que somos praticamente obrigados a levar.


Todo mundo passa por momentos difíceis na vida, ela é cheia de diversidades e sempre temos apenas duas opções: ficar bem até aquela fase passar (porque tudo são fases), ou ficar mal, o que torna a fase mais difícil. Então, esse post é para tornar a fase difícil um pouco mais leve, ou apenas para viver um dia de cada vez, por mais difícil que ele seja.


1. Faça orações
O post não é puxado para o lado religioso (apesar de eu ser cristã), porém essa ação é a que mais funciona comigo. Sempre quando o desespero está lá no auge, eu fico quieta em um canto e oro contando tudo que me faz ficar desesperada. Ou quando estou tranquila, oro também porque consigo perceber melhor as soluções. Acredito que não é só comigo, mas isso me traz calma e esperança, com certeza é o Pai consolando meu coração e mostrando que ele está no controle da situação. 
 Isso é ótimo para a gente não se sentir sozinho e colocar aquilo, que ninguém iria entender, pra fora. 

2. Escreva o que está sentindo
Oooutra coisa que funciona muito comigo.
Escrever seus sentimentos é outra forma de colocar os problemas para fora, mas de uma forma mais física e palpável. Ter ali escrito os motivos que estão lhe fazendo mal, torna tudo mais claro e talvez você até perceba que não é aquele bicho de sete cabeças que sua mente estava fazendo você pensar.
Se fizer você se sentir melhor, mostre seus textos para alguém de confiança. Vale também apagar, riscar, jogar no chão e pisar, ou simplesmente guardar e ler quando estiver tudo bem, pra ver que é forte e conseguiu superar aquilo. Eu fico com a última opção.

3. Ouça músicas alegres
A música tem a capacidade de mudar o nosso humor com muita facilidade, e já observei - eu mesma faço isso - que ouvimos músicas tristes quando estamos tristes, como se fosse um jeito de deixar viva aquela dor. Eu ainda não me livrei 100% disso, mas sei que não traz benefício nessas horas, só fica remoendo e remoendo aquele sentimento ruim dentro de mim.
Então, se você também tem essa mania horrível, faça um esforço e coloque uma música que dê um up.  
Não fique alimentando a tristeza nesse turu turu turu aí dentro do seu peito.

4. Faça algo novo ou algo que gosta
Okay, essa aqui é bem difícil porque você sente que não tem forças pra fazer nada, mas digamos que depois de você ter ouvido uma música bem agitada esteja animado e queira fazer alguma coisa. Agora o legal seria você fazer uma coisa que esteja planejando há meses, porque vai sair da sua zona de conforto e fará você perceber que tem forças.
Assista uma série nova, vá ao cinema. Tente aprender a desenhar, fazer origamis, cantar uma música difícil. No fundo você sempre sabe o que fazer para tornar a vida mais leve, apenas faça.

5. Não seja durão só para mostrar para os outros
Quem está fora da situação geralmente vai querer enfiar na sua garganta que você tem que ser forte em todos os momentos, custe o que custar. Eu digo que elas não fazem isso por maldade, mas saibamos interpretar o que elas realmente querem, e a verdade é que apenas desejam nos ver bem de novo, o que não é errado.
Só que diante dessas pessoas não podemos colocar aquele sorrisão apenas para fingir que está tudo bem, se não está não tenha medo de dizer, diga "ainda não estou bem, mas em breve estarei" porque, certamente, em breve tudo vai melhorar mesmo. Não se permita ser consumido por dentro, não finja que está tudo bem, não se engane.
Então, quando sentir vontade de chorar, apenas chore. Chore silencioso, chore sozinha, chore gritando, chore para alguém ver. Chore sempre que quiser, mas coloque na mente que aquilo vai passar e você não vai precisar chorar pra sempre. Se você se sente no fundo do poço, saiba que pode construir uma escada e subir novamente.
O tempo se encarrega de transformar as dores de hoje em dores de ontem, até ela passar.



O importante mesmo é se sentir bem. Se você ver que está sendo consumida demais por essa negatividade, não tenha medo e procure ajuda. Ninguém precisa sofrer sozinho. 

11 comentários:

  1. Oi! Eu estou bem, mas se não estivesse, tenho certeza de que seu texto teria me ajudado. Parabéns! Com quem aprendeu a escrever tão bem? Com o Carl? Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que ajudaria <3
      Hahaha, digamos que em partes foi com o Carl sim. Obrigada. Beijos.

      Excluir
  2. Uma coisa que funciona comigo é sair para fazer uma caminhada ouvindo músicas que eu gosto. Você volta um pouco cansado fisicamente, mas com a cabeça mais leve.

    ResponderExcluir
  3. Que listinha ótima! ❤
    Eu tenho diversos momentos em que fico tão deprê, que parece que nunca vou conseguir ser feliz novamente. Escrever o que sinto ajuda muito, e sair para dar Uma volta também. Geralmente eu fico no meu próprio mundinho, esperando aquela angústia passar.

    É bom lembrar que passa. Sempre passa! ❤

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse post e vou sair mostrando pra todo mundo, porque essas são coisas que todos, não apenas quem sofre de depressão, podemos fazer e temos de ter em mente para ajudar pessoas que precisam de nós.
    Adorei, de verdade. Obrigada por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito das dicas e concordo que todas elas ajudam, pelo menos me ajudam rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Vou comentar cada item da listinha (porque sim haha)
    1. Fazer orações funciona bastante para muitas pessoas, acho algo ótimo a recomendar. Mas mesmo eu sendo religiosa, não me dá o alívio que as outras coisas da lista.
    2. De tudo aqui é o que mais surte efeito em mim, tenho essa prática a bastante tempo. Quando não a fazia, tudo era mais difícil de suportar. Depois de um tempo releio todos meus escritos e faço novos contando como está atualmente cada situação que me afligia.
    3. Dançar é o que me move e a música é o combustível. A música junto com a dança já me trouxe clareza em muitos momentos.
    4. Cheguei a comprar massinha e fazer aulas virtuais de desenho pra sair do fundo do poço que eu estava. Mas hoje o que mais faço é escrever.
    5. Nesse ponto tenho que trabalhar bastante, ouvir as pessoas me dizer que "tenho que ser forte" me estressa. Sei que elas querem meu bem e as vezes não sabem o que dizer, mas de toda forma é doloroso. Sinceramente eu prefiro não contar o que acontece comigo quando já sei que vou receber uma resposta que considero genérica.

    Parabéns pelo post Kah, e desculpe o textão haha

    ResponderExcluir
  7. Oiii Kah.
    Amei de mais seu post, e em momentos da minha vida que não estou me sentindo bem, 3 das suas dicas funcionam demais pra mim.
    1- Orar: nossa, como isso me faz bem e me acalma. (Dependendo o motivo da minha tristeza, só com ela consigo dormir em paz).
    3 - Ouça músicas alegres: simmmm, eu amo e faço muito isso. Aproveitando eu ainda canto e danço. 💃🏻💃🏻
    4 - Faça algo novo ou que gosta: essa dica também é incrível, nada de ficar em casa triste, fazer algo que gostoa é tão prazeroso, que não temos tempo de pensar em coisas ruins.
    Suas dicas são maravilhosas. Bjs☺️

    ResponderExcluir
  8. Esse é um daqueles textos que ajudam e muito aqueles pessoas que ficam pensando demais nos problemas ou estão naquele momento bad. ótimas dicas, geralmente faço algumas dessas dicas, como por exemplo ouvir músicas alegres.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Ótimo texto. Penso que é algo que todos passamos. Sempre há momentos de dificuldade em nossa vida e saber lidar com ele exige algumas competências nossas, e como você coloca no fim do texto, caso não consigamos sair desse estado uma ajuda profissional se faz necessária.

    ResponderExcluir
  10. Oir, tudo bem?
    Que blog mais amor <3
    Esse post vou deixar salvo, sei que vai me ajudar muitas e muitas vezes, você escreve muito bem, parabéns *-*
    Beijos!
    www.lostwordsin.blogspot.com.br

    ResponderExcluir