Belas Adormecidas - Stephen e Owen King

24 de novembro de 2018

Stephen King é um dos autores mais famosos até hoje por suas histórias de horror fantástico e ficção. Além disso, é o único autor de terror que li até agora, e, por mais que seja obvio, escolhi um dos seus mais recentes livros para ler no mês das bruxas - sim, essa resenha está um pouco atrasada.

-

De maneira inesperada, mulheres de todas as idades começam a ser cobertas por casulos após adormecer. Os relatos do possível surto do sono começam na Austrália, mas em menos de um dia vai se espalhando pelo mundo e logo chega em Dooling, West Virgínia, onde a história é narrada. Junto com o suposto surto, Evie Black, jovem desconhecida, chega na cidade, e, imediatamente, comete um duplo homicídio em um trailer perto da floresta, e, logo depois, um incêndio.


Após ter sido levada pela xerife Lila para o Instituto Penal para Mulheres de Dooling, onde Dr. Clint trabalha como psiquiatra, Evie demonstra ter alguns tipos de poderes sobre as pessoas, por isso é dada como suspeita de ser algum tipo de bruxa causadora do surto mundial.

Na segunda parte da história, os homens de Dooling tentam encontrar uma solução para resolver o problema, infelizmente a maioria toma atitudes exageradas e pouco compreensíveis, o que faz a pequena cidade entrar em um colapso maior ainda. Enquanto isso, é revelado o que ocorre após as mulheres serem envoltas nos casulos e, ao contrário dos homens, que estão praticamente começando uma guerra, as mulheres estão se unindo. 


Algumas informações aparecem como uma profecia para a história, e o propósito de Evie em Dooling e do surto vão sendo revelados aos poucos, mas, ainda assim, requer muita paciência para juntar os fatos do livro que contém uma quantidade considerável de páginas para uma história que poderia ser resumida facilmente. Há também muitos personagens que apesar de serem importantes momentaneamente não são cativantes a ponto de fazerem falta caso eles sumam, o que ocorre com frequência.

A terceira parte é curta e serve apenas para concluir se a Aurora - como o surto ficou conhecido por causa da semelhança com o conto de fadas Bela Adormecida - teve ou não uma solução.

Apesar de Stephen King deixar claro em entrevistas que geralmente os autores não querem deixar nem uma mensagem social em suas histórias, em Belas Adormecidas existem diálogos e atitudes machistas. Um desses exemplos foi quando os números de mulheres adormecidas cresceram, então, como elas estavam completamente indefesas envoltas no casulo, os homens começaram atear fogo e cogitaram estuprá-las, justamente porque elas não podiam se defender. É nítido como é diferente a forma como eles estão agindo com a ausência das mulheres, e de como elas estão lidando bem em sociedade apesar de terem sido as 'atingidas'. Por esse e outros motivos, acho sim que houve uma crítica social na história. 


Belas Adormecidas não é um terror propriamente dito, mas sim um suspense. A possibilidade das mulheres serem banidas da terra e o mistério de para onde elas possam ter ido é o que fortalece boa parte da história. 

21 comentários:

  1. Já ouvi fala muito dele mas ainda não li nenhum livro dele...
    🌻keilycesporkeilaluciablog🌻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho a começar pelos livros de contos, assim você não precisa começar por aquelas histórias enormes dele. risos.

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro do King, achei interessante o fato da história girar em torno das mulheres ressaltando sua união. Gostei muito da sugestão de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal a união das mulheres, a gente ver nitidamente a diferença da união entre os homens.

      Excluir
  3. Olá! QUE CLÁSSICO. Impressionante que tudo o que esse homem faz é top. Amei o a resenha e já conhecia o livro

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Eu (Yvens) comprei esse livro assim que lançou, mas ainda não consegui ler, não sobra tempo. Ano que vem pretendo ler "Belas Adormecidas". Adorei a resenha, ficou bem legal!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Caramba, que premissa mais doida a desse livro! Ainda não tive a oportunidade de ler a obra, mas assim que possível irei ler. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas fiquei super curiosa pra ler. O fato de não ser um terror, mas sim um suspense me deixa mais aliviada para ler o livro.
    Sempre quis ler livro do Stephen King, mas morro de medo rs

    Bjo.
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    O bom é que esse livro não remete tanto ao terror, mas pelo que entendi, tem algumas partes bem horripilantes a respeito do destino que os homens devem dar às mulheres adormecidas. Gostei da premissa, não era o que eu esperava e acho que vou me surpreender com a leitura.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Nem preciso dizer que adoro resenhas das obras de Stephen King, não tive a chanve de ler muitos livros dele, mas o que eu li foi suficiente para me deixar abismada com sua escrita. Achei interessante o livro não ser tão terror, mas mesmo assim me deixaria roendo as unhas. Parece ser um livro longo uma leitura parte por parte. Acho que apreciaria a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gente, eu amei a história. R E A L. Adoro suspense e essa história tem tudo pra ter um desfecho muito bom, vou comprar!!
    Ótima indicação!

    ResponderExcluir
  10. Parece um livro muito interessante, quero muito começar a ler Stephen King e essa pode ser uma opção.

    ResponderExcluir
  11. Este livro dele eu não tinha visto ainda. O enredo é interessante e fiquei curiosa com o sumiço das mulheres. Dica anotada.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente, acho que Stephen King escreve muito melhor suspense do que terror. Logo, adorei a premissa dessa história! Sua resenha me deixou com muita vontade de lê-lo. E olha que eu estava com um certo ranço desse autor...
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha. Eu acredito que não é mesmo em todos os livros que autores querem passar uma mensagem, mas acredito que alguns livros do King passam sim, principalmente porque ele critica muito o machismo (se pararmos bem para reparar, os personagens do King que tem atitudes machistas ao longo da narrativa sempre morrem de forma bem feia haha) Enfim, não li Belas adormecidas ainda mas to louca pra ler!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Nunca li um livro do King e sempre procuro um para começar. Não sei se esse seria o pontapé inicial. O livro não tem terror, mas a premissa não me encantou. E, to bem chocada com as atitudes machistas, mas talvez seja essa a intenção do autor. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostei de conferir suas considerações sobre essa obra. É uma leitura que quero fazer, acho a premissa peculiar, com isso de as mulheres estarem em casulos. Do autor eu só li A incendiária, e ele parece ter mesmo esse hábito de construir histórias com muitos personagens.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Esse autor não funcionar para mim, o texto dele é muito descritivo, em excesso, não consigo me prender. Mas não posso negar que as ideias dele são únicas. Nunca li nada igual, achei a forma como ele abordou a questão e fez sua crítica inteligente e criativa. Fiquei curiosa para saber o que causou tudo isso. Para quem é fã, parece imperdível.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  17. Eu li esse livro há alguns meses e adorei a leitura, achei as mensagens que ele traz muito importantes, principalmente na época em que vivemos. Achei bem legal poder ver a sua opinião sobre a leitura

    ResponderExcluir
  18. Ola tudo bem ?

    Eu admiro muito o trabalho do King. Ele é um Deus da nossa literatura e não há discussão sobre isso. Porém, eu infelizmente não tive ainda contato com os seus livros por ser medrosa demais. Achei interessante esse livro, porem, não curti essas atitudes machistas, achei desprezível na verdade, porem, eu leria esse livro por ele nao ser um terror e ser uma forma de eu talvez conhecer o trabalho dele.

    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Saber que é um livro de suspense e não de terror já me anima pois não gosto de terror.
    Li pouca coisa deste autor mas desejo ler outros livros dele.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir