Uma carta sobre 2018

30 de dezembro de 2018
foto por: Lisa Fotios

Olá
,


é provável que eu não seja a mesma pessoa hoje. A carta que escrevi no ano anterior me falou sobre meu eu do passado e talvez as coisas passaram a ser diferente depois que eu decidi que não seria definida pelos sentimentos ruins que me fizeram companhia há tanto tempo. 

E em algum momento daquela confusão eu decidi acreditar um pouquinho em mim. Acabei gostando da sensação.

Desde então vem sendo como se eu estivesse construindo uma casa, colocando tijolo por tijolo e escolhendo quais móveis e decorações vou colocar e quais vou jogar fora. Às vezes a gente acaba guardando coisas que só formam entulhos na nossa alma, e ocupa o espaço de algo bom. Se livrar disso causa dor e desconforto no início, parece que vai ficar aquele vazio lá para sempre, mas depois a gente sente aquela leveza, consegue estufar o peito com o ar puro e logo preenchemos com algo que realmente nos faz bem. 

Sabendo disso, agora posso dizer que confio mais em mim e decido não esperar as segundas-feiras ou o ano virar para começar ou maturar algo que preciso mudar. Estou começando a entender que eu quero pode ser diferente do melhor para mim, e que talvez escolher o melhor custe coisas. 

O melhor que fiz foi confiar nesse processo. Eu sei que às vezes meio desleixado, mas continuo dando um passo de cada vez, respeitando o meu ritmo e meus sentimentos. 

Esse ano me mostrou que eu não preciso de ano novo para recomeçar, nem de muito dinheiro para ser feliz e que a vida vai além  de se dedicar para alguém. Também aprendi que sou capaz de coisas além do que delimitei, e comecei a gostar da palavra "resiliência" porque ela esteve presente em mim. Descobri que as coisas acabam se ajeitando em algum momento e que Deus não escreve certo por linhas tortas coisa nenhuma, as suas linhas e sua letra são mais certas do que tudo que já acreditei. 

Ainda não estou como queria está, mas com fé eu sei que chegarei em um lugar bom, o processo ainda continua e tudo bem porque o caminho é melhor até do que chegar lá. Para 2018 eu só tenho a dizer: obrigada, próximo. :)

17 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Acredito que 2018 não tenha sido um ano fácil para muitas pessoas, além de parecer ter durado uma eternidade, hahaha. Eu amo esses projetos de cartas e amei a tua! ;)

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Que carta linda.
    2018 não foi um ano fácil. né? Tivemos tantas decepções. Quebrei laços com várias pessoas que eram importantes pra mim. Mas tenho fé também, acredito que as coisas vão melhorar... é só a gente continuar e não desistir =)

    Feliz Ano novo
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oiiii,

    Adorei a carta e as percepções! É incrível quando percebemos que podemos confiar em nós mesmos e aí estabelecer mudanças que nos levarão a um futuro de sucesso, e é sempre um processonde construção acreditar em nós mesmos, acreditar que podemos fazer o melhor. É um ótimo heitonde se terminar um ano e começar outro, entendendo que não somos mais os mesmos e que isto é bom, porque em algum nível demonstra a evolução.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    2018 foi um ano de muitos desafios e amadurecimento para a maioria das pessoas e isso é algo promissor e relevante,porque leva ao conhecimento de si mesmo, o que nos leva a saber nossos limites e respeitá-los. Saber até onde vai nossa paciência, tempo de espera, perdão, amor próprio e tudo que nos ensinam como sendo infinitos e fáceis de ter,porém é a mais pura mentira.

    Espero que em 2019 mantenha-se esse amadurecimento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que texto lindo! Eu assim como você já entendi a ideia de que não preciso mais esperar os começos de semanas, meses e anos para iniciar o que quer que seja na minha vida, mas na prática eu ainda espero. Estou trabalhando algumas mudanças e torço para chegar lá.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Adorei o texto! Nos redescobrir, fazer a valer a pena, jogar fora os sentimentos ruins e pensar nos bons, enterrar o passado, tudo isso nos torna alguém melhor para nós mesmo! Demoramos a chegar aonde queremos, mas quando chegamos é a melhor sensação. Que seu 2019 seja maravilhoso!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua carta, deu para sentir os diferentes sentimentos que você vivenciou através do que você escreveu. Nem sempre é fácil jogar algumas coisas foras, né? Mas é importante aprendermos a nos livrar do que só forma entulho na nossa alma.
    Enfim, gostei muito das palavras, que 2019 seja um ano cheio de bençãos para você.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. 2018 foi um ano difícil para muita gente,só nos resta aprender e nos fortalecermos com tudo o que passou. Eu gostei da sua carta, simples e ao mesmo tempo profunda.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Acho que 2018 foi um ano de muitas mudanças, de muita intolerância, mas também de muita reflexão.
    Eu espero que 2019 seja mais leve, próspero.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    2018 foi um ano e tanto! E nem parece que acabou, sinceramente. Mas que 2019 seja muito melhor, com fé em Deus!
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Gosto de ver essas cartas, elas me inspiram. Não tenho o habito de fazer retrospectivas ou ficar planejando o futuro, sou uma pessoa que sofre com ansiedade, então vivo cada dia o seu mal, ms admiro quem consegue enxergar toda evolução pessoal dentro do ano. Queria ser assim.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Nossa você definiu muito meu 2018 também sabe? Eu também aprendi que não preciso de uma nova semana, um novo mês ou um ano novo para começar algo ou estabelecer metas! Aprendi a ser eu mesma também e aprendi que preciso e posso ouvir menos a opinião alheia, que na maioria das vezes só nos atrasa e nos põe para baixo

    ResponderExcluir
  13. Eu amei a sua curta, especialmente quando você fala sobre como tememos o vazio que pode ficar ao nos desligarmos de certas coisas que não nos fazem bem. Que 2019 seja um bom ano para nós!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Adorei a carta! Você escreveu com muita sensibilidade e, apesar de 2018 não ter sido um ano fácil, deu para perceber que foi um período de muito aprendizado. Acho que estamos em constante transformação, sem precisarmos de um novo ano para isso. Mas espero que em 2019 você continue esse caminho de evolução pessoal e, ao final do ano, tenha sido um período ainda melhor que o de 2018.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. 2018 foi um ano muito difícil em muitas questões, financeiras, pessoais e etc, acredito que foi um período de provações e ensinamentos mesmo que da pior maneira no meu caso, entretanto para alguns foi uma ano muito bom, cheio de conquistas o que me leva acreditar que tudo depende do que esta previsto para você, espero em 2019 fazer diferente e usar o que aprendi ao meu favor! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Já disse que amo ler o que você escreve? Eu sempre te reconheço nas palavras e é lindo!
    2018 mudou muita coisa, mas o 2019 mudará mais, e espero que para o bem.
    Você é incrivel <3

    ResponderExcluir